Para quem não sabe, Project Natal trata-se de um novo meio de interação do jogador com o jogo, uma vez que o controle das ações é feita através da detecção de movimentos corporais e comandos de voz. Essa nova visão de controle difere do já existente Nintendo Wii, pois não é utilizado nenhum tipo de controle, como pode ser visto no vídeo que segue
Segundo a própria Microsoft, o novo aparelho combina uma câmera colorida, sensor de profundidade e microfone, além de um processador especial para tratar tudo isso. O cerne de tudo é essa barrinha preta, que faz o processamento dos movimentos e da voz e manda como informações simples para o videogame (vale lembrar que quando for lançada, ela será compatível com todos Xbox 360 já existentes).
Nos vídeos apresentados durante a E3, o funcionamento foi perfeito, sem nenhuma demora para captação dos movimentos. Porém deve-se lembrar que foi usado hardware muito caro, ou seja, a performance deve diminuir para que o preço seja acessível aos consumidores.
Em certo ponto do vídeo vemos duas meninas conversando, para que aquilo seja possível, deve-se ter uma conexão à internet e claro uma velocidade satisfatória para que os dados de vídeo sejam transferidos perfeitamente. Falando ainda disso, sem querer ser pessimista mas já sendo, se permanecer aquela qualidade de vídeo, que é perfeita, podem ficar preparados para uma grande espera do famoso “Carregando buffer…”
Com relação ao comando de voz, isso já é uma realidade, afinal há muito tempo os computadores da Apple fazem uso desse recurso. Nesse caso, com simples comandos de voz, o usuário tem possibilidade de abrir aplicativos, perguntar que horas são, fechar janelas e até pedir para o computador contar uma piada.
O principal de tudo está no controle dos jogos, como não existem sensores, acredito que primeiramente o sistema deva fazer uma varredura do ambiente onde está localizado, para que evite interferência de qualquer outro objeto presente na sala. Além disso, é inadmissível que qualquer outra pessoa passe por perto do sensor enquanto jogamos, senão nosso jogo vai enlouquecer!
Em suma, o Project Natal que recebe esse nome baseado na capital do RN, uma vez que seu idealizador é um brasileiro, é uma coisa ambiciosa da Microsoft. Uma vez resolvidas todas essas questões levantadas aqui, o sistema pode se tonar uma coisa incrível, jamais vista antes.
Claro, devemos ter consciência de que a usabilidade dele não se aproximará da exibida nos vídeos, pois como já disse antes, hardware muito caro foi usado e isso não passa de testes de laboratório. Espero que tudo isso seja tratado pela Microsoft para que possamos ter uma nova maneira de jogar videogame.
vídeo 1
vídeo 2
0 comentários:
Postar um comentário